Ford Galaxie 500

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Restauração

Ford Galaxie 500 RESTOMOD

Este Ford Galaxie 500 ano 1974 chegou para nós em relativo bom estado, todo original, e nos foi solicitado para que fizessemos uma restauração com modificações, estilo de projeto conhecido como RESTOMOD nos Estados Unidos.

Iniciamos a restauração pela desmontagem completa e remoção total de toda pintura e materiais antigos da lataria, deixando assim a chapa 100% exposta, revelando os problemas da idade e dos antigos serviços executados ao longo da vida desse carro.

Trocamos todas as partes podres e deterioradas da carroceria e refizemos antigos remendos mal feitos e iniciamos as modificações. Primeiro alargamos as caixas de rodas internas traseiras para abrigar rodas e pneus mais largos, removemos as maçanetas externas originais das portas e criamos maçanetas embutidas, que faceiam a lataria. Removemos as antigas janelas quebra vento e criamos vidros inteiriços para as portas, adaptramos máquinas de vidros elétricos com acionamento pela própria manivela original nas 04 portas, modificamos todo o painel de instrumentos, criando um novo design para abrigar o painel de instrumentos do Galaxie americano ano 1962, o painel é da marca Dakota Digital e é todo eletrônico e com componentes e máquinas internas dos mais atuais.

Criamos um sub-painel, personalizado e exclusivo, desenhado em software 3D e impresso em impressora 3D e pintado na cor e com detalhe em aço inox polido, nessa peça são instalados os botões de acionamento dos acessórios do carro como: Partida, faróis, limpadores de parabrisas, ar condicionado, luz interna, portas USB e ar condicionado, todo o acabamento interno foi feito em branco creme com tratamento fosco acetinado.

O volante é exclusivo, fabricado exclusivamente para o projeto, seguindo toda a linha de design do projeto em azul e branco creme, a coluna de direção é cromada e escamoteável, com regulagem de altura e posição do volante, os bancos são originais inteiriços, porém agora refeitos em espuma injetada e não molas.

O sistema de som do Galaxie conta com 04 auto falantes de 6 polegadas da JBL e 2 subwoofers slim, posicionados embaixo do banco do motorista também da marca JBL, esses subwoofers são também potências amplificadoras, que trabalham em conjunto com o rádio da marca RetroSound que conta com entrada USB, AUX e Bluetooth, além de AM/FM.

A grade foi levemenente modificada, sendo substituído apenas os piscas se seta originais por novos em LED que são retangulares estreitos que seguem o desenho original da grade de alumínio e acabam se misturando e criando um novo charme para a peça. Os faróis também são em LED e contam com angel eyes que acendem branco quando ligada a lanterna e mudam de branco para laranja quando acionada a seta.

A lanterna traseira original também foi substituída por uma do modelo do Ford Galaxie americano ano 1970, para isso tivemos que modificar a tampa do porta malas também. Os parachoques foram redimensionados, e posicionados mais próximos da carroceria e na traseira adicionado a espera para as ponteiras do escapamento.

Substituímos a suspensão dianteira original por uma modelo IFS (mustang II) com bandejas tubulares, caixa de direção por pinhão/cremalheira, ainda trocamos o sistema de freios por novos da marca Wilwood com pinças de alumínio forjado e 06 pistões na dianteira e pinças de alumínio forjado e 04 pistões na traseira, além do conjunto de cilindro mestre e hidrovácuo da marca.

O motor v8 292 de bloco Y foi substituído por um motor V8 302 polegadas cúbicas, o mesmo utilizado no Mustang e Maverick, e ainda recebeu cabeçotes em alumínio Performer RPM da marca Edelbrock, comando de válvulas intermediário, balancins roletados e um sistema de admissão 08 canecos (8-stack) com injeção eletrônica FuelTech Ft550 e 08 bicos injetores e 08 bobinas de ignição, além de um sistema completo de escapamento em aço inox 304 em 3 polegadas de diâmetro, com 2 válvulas difusoras elétricas para controle do ronco (esportivo aberto ou conforto fechada).

A suspensão traseira original também foi substituída por uma ao estilo Four-link, com 04 braços tubulares em aço que em maneira triangular travam o eixo diferencial ao chassi, impedindo assim movimentos laterais indesejados, essa suspensão trabalha em conjunto com um par de amortecedores coil overs com regulagem de altura.